(x) Fechar Menu

Modelo didático inovador do grupo SEB leva Prêmio Jabuti 2012

30 de novembro de 2012Coleção Linhas da Vida inaugura conceito de "articulador" entre disciplinas. Voltados ao ensino infantil e fundamental, livros chegam às escolas em 2013

O Prof. José Luiz do Carmo (do setor pedagógico do SEB) exibindo o Prêmio Jabuti

A coleção Linhas da vida foi a grande vencedora do Prêmio Jabuti 2012 na categoria Livro Didático e Paradidático. Exclusiva das escolas da Rede SEB, a coleção começa a ser utilizada em 2013 em todas suas escolas.
 
Com conceito inovador, a coleção aborda conceitos essenciais das áreas de conhecimento, mas vai além dos conteúdos escolares, pois é um recurso eficaz para a formação de leitores competentes. É uma proposta alinhada com as escolas que vislumbram as práticas inovadoras e objetivam ampliar suas concepções quanto aos conteúdos, às formas de aprender e de ensinar, e à leitura de diferentes realidades.
 
Um grande desafio para a educação hoje, segundo Prof. José Luiz do Carmo, do setor pedagógico do SEB, é “alinharmos o ensino sistematizado à contemporaneidade das mudanças que ocorrem em todos os cenários do mundo atual. É preciso que o aluno de hoje aprenda a aprender, tenha autonomia de uso e estratégia do seu conteúdo, pois no mundo do trabalho que há de vir, haverá profissões que nem existem ainda. É necessário estimular a consciência planetária, o espírito ecológico e a colaboração criativa, além de prepará-lo para a estrutura tecnológica do século XXI”. Para o professor, “Linhas da Vida” traz exatamente isso, é um material articulador das diversas matrizes de disciplinas estanques.
 
A coleção Linhas da Vida é composta por livros de imagens (imagéticos) e caderno de atividades. As imagens aguçam a imaginação da criança, que no caderno registra todas as suas percepções, fatos e memórias. “Já estimulamos ali no primeiro contato com livros o prazer da criança em ler e escrever”, conta Marcia Porto, uma das autoras do livro. Ela conta que a criança interage com o livro. “Há bilhetes pendurados em páginas que abrem em mais 5 folhas. Alguns escritos, outros que vão ser escritos por eles. O aluno é o criador do seu aprendizado”, completa.
 
Material é exclusivo da Rede SEB
 
A coleção será para uso exclusivo nas unidades da Rede SEB (SEB Global, Dom Bosco, Pueri Domus e SEB COC), que contam com unidades espalhadas por todo o Brasil: Araçatuba (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Maceió (AL), Ribeirão Preto (SP), Salvador (BA), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (Capital), Vila Velha (ES) e Vitória (ES).
 
Sobre o SEB
 
O Sistema Educacional Brasileiro (SEB) é hoje uma das mais sólidas e respeitadas instituições educacionais do Brasil, administrando diversas escolas próprias situadas em diferentes estados do Brasil. Por seu histórico e credibilidade no mercado, o SEB consolida-se, mais do que nunca, como “referência em educação”, expressão que confirma seu posicionamento de busca constante da excelência.

Com quase 50 anos de atuação no setor privado da educação nacional, o SEB atende atualmente uma rede de 80 mil alunos, desde o ensino infantil até superior, e é o maior grupo de escolas de ensino básico do país, com 36 unidades em 6 estados brasileiros.
 

Mais fotos