(x) Fechar Menu

Núcleo de Apoio e Acompanhamento Psicopedagógico Núcleo de Apoio e Acompanhamento Psicopedagógico

Você sabia que no Centro Universitário UNISEB o estudante tem a sua disposição o NAAP (Núcleo de Apoio e Acompanhamento Psicopedagógico)?

O NAAP dentro de uma dimensão preventiva vem proporcionando aos estudantes acompanhamento psicopedagógico, encaminhamento psicoterápico e orientação preventiva aos alunos com dificuldades interpessoais, psicológicas e acadêmicas, além de atividades de arranjos e adaptações de currículo para atender as necessidades educacionais dos estudantes com deficiência.

E quais são as ações do NAAP na modalidade EaD?


O NAAP prevê

  • atendimento voltado para a gestão acadêmica;
  • apoio e acompanhamento psicopedagógico a todos os alunos;
  • atividades de nivelamento a todos os estudantes e atendimento para alunos com necessidades educacionais especiais.

O Atendimento voltado para a gestão acadêmica tem ações e necessidades de cunho administrativo-acadêmico, de instrumentalização de professores, tutores e colaboradores da sede e dos polos em relação ao atendimento do estudante garantindo a este o respeito às suas necessidades educacionais.

O Apoio psicopedagógico na IES envolve o conhecimento das necessidades do aluno e previsão de recursos de acessibilidade, o acompanhamento do desempenho escolar do aluno, a orientação aos professores, tutores e coordenadores de curso e de polo.

O acompanhamento individualizado pode ocorrer por meio de recursos audiovisuais e de comunicação (como e-mails, Skype e plantões) e prevê-se diálogo para compartilhamento das ações em parceria com a estrutura presente na IES que sedia o polo, sob supervisão do coordenador de polo.

E quais são as conquistas em relação a acessibilidade aqui no UNISEB?

  • no AVA destaca-se a compatibilidade do conteúdo online com softwares como o DOSVOX e Jaws e a presença da tradução em Libras e legendas nas aulas disponibilizadas via web.
  • no polo de apoio presencial os polos estão orientados em relação às normas e princípios que garantem ao aluno com necessidades educacionais especiais possibilidade de acesso e permanência do início até a conclusão do curso, promovendo todas as adequações necessárias para sua inclusão nas atividades presenciais e a distância, de acordo com a política institucional

A política em referência busca manter a qualidade de ensino para todos os alunos incluindo os com necessidades educacionais especiais afim de garantir cidadania e pleno desenvolvimento social e acadêmico. A materialização dessa política encontra-se no documento “Orientações para atendimento de alunos com NEE (Necessidades Educacionais Especiais”, base para a instrumentalização de todos os colaboradores envolvidos na relação de ensino e aprendizagem e também os que estão no polo de apoio presencial.

E para finalizar, o NAAP atua para que

  • as práticas educacionais no UniSEB, não somente contemplem a eliminação de barreiras arquitetônicas, mas também as pedagógicas, as atitudinais e as tecnológicas, com ações que valorizam a diversidade e consideram as necessidades educacionais de cada estudante. Pois, para nós a inclusão educacional não é apenas do interesse dos estudantes que demandam atendimento diferenciado, mas também da instituição que tem como missão a formação de profissionais capazes de conviver na diversidade e forma-se na cidadania.

Equipe do NAAP:
Profa Dra Andréa R. Rosin Pinola
Contato: andrea.pinola@estacio.br